Published on

5 Motivos para aprender python

Authors

Se você chegou a este blog, provavelmente você tem interesse em se dedicar a aprender programação ou adicionar Python às linguagens que você já conhece. No entanto, é importante entender se esta linguagem está alinhada com os seus objetivos futuros.

Esta lista reflete apenas a minha opinião pessoal sobre o que deveria motivar alguém dedicar tempo e energia em aprender Python.

1 - Sintaxe

A sintaxe de Python é extremamente simples. Python é conhecido por facilitar o trabalho do desenvolvedor ao realizar diversas funções sem ter que escrever 500 linhas de código. Compare por exemplo com Javascript (que também é uma linguaguem bem amigável à iniciantes) um snippet do laço for (repetição de tarefas).

Javascript

var i;
for (i = 0; i < items.length; i++) {
console.log(items[i]);
}

Python

for item in items:
print(item)

Percebeu a diferença? Ambos os scripts realizam a mesma tarefa que é escrever na tela os valores de cada item de uma lista chamada items. Em python, parece que o código é quase igual à uma frase em inglês, enquanto que no JavaScript nós temos que definir uma variável temporária e especificar um método de incremento para iterar sob a lista.

Imagine o efeito da redução dessas linhas por vários arquivos em um projeto! Além da facilidade de leitura, de quebra temos mais facilidades na manutenção e atualização de scripts.

2 - Oportunidades

Uma pesquisa rápida no LinkedIn retorna no momento da escrita deste post 5.882 vagas em aberto no Brasil em empresas como Nubank, QuintoAndar, C&A, OLX, Uber, Dafiti, GetNinjas, 3M, XP, Itaú, Telecine e etc.

Tudo isso só na primeira página em diversos departamentos como: Dados, Engenharia, Marketing, Qualidade e Segurança.

Ou seja, existem muitas oportunidades no mercado em diversos nichos de empresas. O fato é que é uma linguagem extremamente flexível e resolve um leque bem amplo de problemas.

No entanto, aqui preciso ser um pouco realista e pisar um pouco no freio.

Em minha humilde opinião, Python brilha especificamente em análise de dados (e todas suas ramificações), engenharia de dados e automação de tarefas.

Apesar de existirem frameworks para Desenvolvimento Web como o Django e o Flask, precisamos entender que existem linguagens e soluções mais robustas e com comunidades muito maiores para este tipo de trabalho.

Não é impossível, mas certamente não é o ideal.

Da mesma forma, entendo que se o seu objetivo for o desenvolvimento de aplicativos para smartphones segue o mesmo posicionamento.

Não é porque é possível que você deveria fazer.

3 - Comunidade

Por comunidade aqui entendo como todos os recursos disponíveis que você possa consultar na execução de qualquer projeto.

Isto inclui o número de perguntas feitas e realizadas no Stackoverflow, número de repositórios no Github, quantidade de projetos Open Source, quantidade de vídeos no YouTube, artigos científicos publicados, cursos online (gratuitos ou pagos) e livros com implementações específicas em Python.

Além é claro de comunidades no Discord, Telegram, Whatsapp e demais grupos de estudo que ajudam demais na motivação e troca de conhecimento entre as pessoas.

A verdade é que não precisamos ser extremamente inovadores ou ter um alto grau de entendimento sobre um assunto para resolver algum problema. Provavelmente alguém em algum lugar do mundo já se deparou (e já resolveu!) alguma situação parecida com sejá lá o que você estiver trabalhando no momento.

Cabe a você agora entender a solução e traduzir para o cenário que você enfrenta.

Não tem nada de errado com isso e no fim do dia precisamos resolver problemas!

Não faz sentido continuar investido tempo e energia em questões que já foram resolvidas.

4 - Suporte por grandes empresas

Mesmo que você só esteja aprendendo Python para pequenos projetos pessoais e talvez nem pense em seguir carreira na área, considere que eventualmente você vai querer executar algum dos seguintes:

  1. Executar algum script de forma recorrente: Por exemplo, receber uma mensagem no telegram com previsão do tempo; ver qual foi a variação da sua carteira de investimentos sem ter que entrar em algum aplicativo; receber um lembrete; atualizar uma fonte de dados; receber por e-mail um arquivo atualizado; etc.

  2. Executar scripts em máquinas virtuais; (Não dá pra deixar tudo executando para sempre no seu PC, certo?)

  3. Você quer distribuir os resultados do seu projeto na internet.

Se você se enquadra em alguma dessas situações (ou muitas outras, essas foram as principais que identifiquei) provavelmente agora você vai precisar dos serviços de alguma empresa que é especilizada em resolver esse tipo de problema.

Seja ter um servidor para manter e executar seus scripts, uma máquina virtual ou até executar funções serverless, a partir deste momento provavelmente você vai ter que escolher entre a Microsoft, Google e a AWS para soluções Cloud.

E é excelente saber que todas elas suportam ambientes de desenvolvimento e execução em Python! Isso não é verdade para todas as linguagens de programação!

5 - Velocidade de projetos

Este é o principal motivo para mim!

Em pouquíssimo tempo estudando a linguagem, já é possível fazer muita coisa que pode eventualmente facilitar o seu dia-a-dia, ter um projeto legal no portfólio ou quem sabe até um projeto em um grupo de amigos.

Poder construir coisas rapidamente foi o que me motivou a continuar estudando a linguagem e foi me levando a projetos cada vez mais legais que eventualmente abriram oportunidades na minha carreira.

A verdade é que você deve curtir a jornada, pois essa é uma área que devemos continuar estudando praticamente todos os dias.

Os projetos e resultados que você obtém são coisas legais que te motivam a seguir em frente.

Se você não tiver esses estímulos em seja lá o que você estiver se dedicando, provavelmente vai acabar desistindo no meio do caminho.